segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O que foi o Retiro dos Sentidos - Transformação na Prática


TESTEMUNHOS | Retiro dos Sentidos - Transformação na prática
Arrábida - Outubro 2015



“Grata pelo fim de semana que me proporcionas-te!
Estou aqui para aprender, para evoluir e aceitar tudo aquilo que me faz sentir tranquila.
O contacto com a natureza, para mim, é fantástica, a tocar na vegetação, o sentir a chuva, o cheiro do conjunto de todas estas coisas me fazem sentir em um outra dimensão.
O grupo foi fantástico, a energia fluiu da melhor forma, as atividades foram enriquecedoras e vão de certeza fazer parte da minha sacola de ferramentas.
Grata Grata Grata”
Marília Correas
“Olá UNIVERSO!
Para mim este retiro foi muito forte. As minhas emoções vieram ao de cima de uma forma jamais pensada.
Sou grata ao Universo.
Sou grata por todas as vivências, e aprendizagens porque passei.
Aspectos a melhor? Não sei, só sei que foi FANTÁSTICO, PODEROSO e LIBERTADOR.
Obrigada”
Ana César
O que posso dizer deste retiro… Posso dizer que não esperava encontrar pessoas tão diferentes, em vivências e idades, mas ao mesmo tempo com sentimento, emoções, bloqueios,… tão parecidos. Houve um grande sentimento de compreensão e entre ajuda.
Foi agradável sair da cidade para a montanha, para longe do mundo real, um momento para estarmos a sós com a nossa essência e juntarmos as nossas almas.
Foram importantes os abraços, os elogios, o amor partilhado. Foram também importantes as várias atividades que permitiram identificar no passado, os elementos causadores dos bloqueios do presente. Foi importante a separação com o passado para iniciar um caminho novo.
Gostaria que tivesse havido a oportunidade de fazer yoga e trabalhar com outras técnicas como a PNL.
Não vou dizer que este retiro acabou com os meus bloqueios e problemas, mas ajudou bastante na sua identificação e a encontrar objectivos e técnicas para os superar.
Grata pelo Amor”
Raquel
Querida Cidália
“Em primeiro lugar Obrigada por insistir para eu vir ao retiro, obrigada pelo momento de partilha e crescimento interior que nos proporcionou.
E…. claro que tinha razão.
Eu estava mesmo a precisar deste retiro de transformação, neste momento, com estas pessoas…
É tudo perfeito na minha vida, como sempre.
Perdoe-me pelas atitudes menos reflectidas que tive nestes dois dias.
Muita Luz para si.
Com amor e amizade.”
Teresa
“Para mim um retiro serve para fazer uma “pausa” na actividade diária a que estamos sujeitos e necessitamos reflectir mais fundo a nossa acção. Mudar os nossos hábitos e “retirar” do retiro experiências para “levarmos” para a vida quotidiana.
Assim considero que este retiro forneceu algumas ferramentas para o trabalho interior.; gostei da interacção com o grupo/partilha.
Gostei do Parque onde ficamos/da natureza.
Senti boa energia no grupo.”
Anónimo
“Acendeu-se uma luz. Vou e quero lá chegar. Deparei-me com um grupo, que de inicio me pareceu pouco convergente em termos de temperamento, experiências e de porquês. Foi isso que fez com que houvesse algumas afinidades!
Estou grata, imensamente grata por esta experiência de partilha.
Mas, quero ir mais além, quero seguir a minha luz, referência feita em todas as mensagens por escrito.
Vou ouvir a minha voz interior.”
Maria Alice Faria
“Para mim este retiro foi uma novidade. E foi uma oportunidade.
Oportunidade de me obrigar a confrontar comigo mesma, a olhar para trás e fazer uma avaliação do que foi a minha vida, do que me transformou na pessoa que sou hoje.
O que mais me marcou foi o exercício de fazer um resumo desde a minha infância. Um exercício tão simples e lógico, mas que nunca me tinha ocorrido.
Também me tem marcado muito a questão do elogiar, do dar amor a pessoas que nunca tinha visto na vida. Mas tudo isto faz muito sentido, para quê perdermos tempo a criticar e avaliar negativamente os outros, sempre a apontar o dedo. Se convertermos todo esse tempo a dar amor e energia positiva e muitos, muitos elogios a quem nos rodeia, o mundo seria tão melhor.
Obrigada por nos ensinares ou “relembrares” isto Cidália. Obrigada por teres atraído para este retiro um grupo tão heterogéneo, mas que se completa/Ajuda tanto.
E sobretudo obrigada e parabéns pelo bom trabalho que fizeste em liderar o grupo, em nos transmitires os teus conhecimentos e essa tua energia fantástica. Tens muito jeito para isto, transmites muita confiança e sabedoria e consegues com as tuas palavras, olhar e sorriso fazer com que todos se sintam tão bem na tua presença.
Aspectos a melhorar, se fosse possível, apenas a questão do dormir mais, forçarmo-nos a dormi mais cedo, porque há pessoas (moi!) que sem dormi 8h não funcionam a 100%
Muito obrigada e que continues sempre no bom trabalho, este de ajudar as pessoas a encontrarem o seu caminho.
Ofereço-te todo o meu Amor e a minha Luz”
Patrícia Mesquita
"Coisas Boas
• Exercício de lembrar da infância
• Carta da despedida
São actividade mais úteis para mim. Ajudaram-me a lembrar dos meus traumas e a pensar no meu passado, que ainda causa problemas na minha vida."
“Para mim este fim de semana deu para refletir no meu presente e alterá-lo. Levo daqui algumas ferramentas que vou usar para mudar a minha situação. Tenho a realçar que o grupo teve muito boa energia e senti-me muito bem.”
Fabrizio Macagno
“Foi a primeira vez que fiz um retiro.
Já havia muito tempo que queria fazer algo do género e depois de tantas procuras, muitas decisões e outras tantas indecisões... lá aconteceu um “click” do último segundo e inscrevi-me logo.
Não conhecia ninguém, além da Cidália.
Vim como foi pedido, sem expectativas.
O que levo daqui?
Leveza, amizade, paz e gratidão.
Levo daqui o desafio da mudança /hábitos, pensamentos, pontos de vista...)
Levo daqui um pouco de todos os meus companheiros, um pouco de ar puri (o local é espetacular) e o desejo de querer voltar.
Levo daqui descobertas, experiências... experimenem tomar um banho na praia, num dia chuvoso (inverno!) ao nascer do Sol!!
Senti-me criança, senti-me livre, senti-me leve.
O Retiro fez-me vir ao de cima muitas emoções, muita coisa “escondida” e acima de tudo fez-me perceber algumas coisas, as quais nunca tinha pensado ou sentido.
O Retiro é uma forma de aprendizagem, partilha, mas mais ainda de descoberta.
Devo ter sido uma das pessoas que mais chorou... mas não senti vergonha, julgamento... tinha de o fazer. E senti liberdade para o fazer.
Gostei dos exercícios, sem excepção. Foram todos muito importantes para mim.
Há ainda muito trabalho pela frente. Mas desta vez não vou desistir de mim.
Depois temos o grupo! Parece que fomos escolhidos um por um... Idades dispersas, vivências diferentes, mas formámos o UM!
Sinto-me Grata pela experiência!
Espero voltar a encontrar-VOS...
Com AMOR
Vera

Sem comentários: